Residência médica em Mastologia: a união do consultório com o centro cirúrgico!
A mastologia ou senologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O especialista estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita, então, todas as doenças da mama.
No Brasil para especializar-se em mastologia, o médico deve realizar previamente residência médica em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia (2 a 3 anos antes de se especializar em Mastologia). O Brasil, neste sentido, é pioneiro e tem reconhecimento internacional.
Quer saber mais sobre a especialidade? Continue lendo esse artigo!
Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!
O que é a Mastologia?
Mastologia é a especialidade, portanto, responsável por estudar as glândulas mamárias, cuja função é de prevenir, diagnosticar e tratar doenças benignas e malignas da mama.
Assim para se tornar mastologista você pode seguir dois caminhos: após a graduação, realizar especialização em Ginecologia e Obstetrícia ou Cirurgia Geral (programa de Residência ou Pós graduação com estrutura equivalente à Residência), para depois realizar a especialização em Mastologia.
Como é o dia a dia do mastologista?
A Mastologia é uma especialidade clínica e cirúrgica.
No entanto, a abordagem clínica e acompanhamento ambulatorial dos pacientes são muito importantes e preenchem boa parte do seu cotidiano, lidando com doenças benignas e malignas.
Dessa forma, além do conhecimento técnico das glândulas mamárias também é necessário conhecimentos oncológicos de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, entre outras opções de tratamento para câncer de mama e conhecimentos de biologia molecular relacionados às doenças mamárias.
Normalmente, o ginecologista a partir dos exames de rotina, seja de imagem ou no próprio exame físico, ao encontrar alterações mamárias, encaminha o paciente ao mastologista.
Oportunidades de trabalho em Mastologia:
O mastologista possui, então, atuação ambulatorial e cirúrgica em Hospitais Universitários e/ou públicos ou também no consultório particular como autônomo sendo cirurgião principal de sua equipe ou auxiliando outras equipes.
No entanto, em hospitais públicos, pode ser contratado para realizar acompanhamento ambulatorial e cirúrgico a serviço do hospital ou se dedicar à docência.
Número de especialistas:
Dessa forma, atualmente são 1.800 mastologistas registrados, portanto, na Sociedade Brasileira de Mastologia.
Especialidades correlacionadas a Mastologia:
A Mastologia, portanto, abrange uma vasta área de especialidades devido o tratamento de doenças sistêmicas como o câncer de mama. Logo, são elas:
- Oncologia
- Radioterapia
- Radiologia
- Ginecologia
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Geneticista
- Fisioterapia
- Endocrinologia
Áreas de atuação:
Além da atuação em Hospitais Universitários/Públicos e no consultório como autônomo, existe, então, a possibilidade de se especializar em Radiologia Mamária.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?