Especialidade médica em neurocirurgia, você sabe sobre esta especialidade?
Você sabe como funciona a especialidade médica em neurocirurgia?
Portanto, se você quer saber sobre o trabalho realizado pela neurocirurgia, seus avanços e desafios, continue, portanto, lendo este artigo.
Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!
O que é a especialidade médica em cirurgia?
A Neurocirurgia é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico.
No entanto, no Brasil, portanto, após o término regular do curso de Medicina de seis anos, é necessário fazer uma residência que compreende mais 5 anos de estudos com prática clínica e cirúrgica, para que se possa ser neurocirurgião.
Então, o programa oficial de Residência Médica é definido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Dessa forma, o programa é de acesso direito e após o término pode ainda haver 1 ou mais anos opcionais dentro do programa da residência, caracterizando as subespecialidades da neurocirurgia.
Leia também: Estudar para Residência Médica: Como ter Disciplina e Organização
2) Como é o dia a dia na neurocirurgia?
As atividades, então, dividem-se em consultório, visitas em enfermaria e leitos de unidade intensiva e os procedimentos cirúrgicos, que são o grande diferencial da especialidade.
Leia também: Técnicas de como estudar para residência médica sozinho
3) Quais são as oportunidades de trabalho na especialidade médica em neurocirurgia?
Falando em Neurocirurgia é necessário, portanto, ter infraestrutura mínima de tecnologia e recursos humanos.
A carreira no sistema público de saúde e nos serviços suplementar são, então, opções viáveis.
Falando em áreas de atuação, a Neurocirurgia pode ser dividida em diversas subespecialidades e o profissional, portanto, com formação adequada está apto a atuar em todas as áreas assim que termina seu treinamento.
No entanto, por aptidão ou interesse, o neurocirurgião trilha seu próprio caminho, adquirindo experiência em uma ou outra área: coluna, base de crânio, vascular, neurointesivismo, neurocirurgia pediátrica, nervos periféricos, base de crânio, funcional.
4) Quais são as especialidades correlacionadas a especialidade médica em neurocirurgia?
Devido à complexidade das patologias e a necessidade de uma abordagem integral, outras especialidades médicas são necessárias, portanto, no acompanhamento do paciente, há muitas especialidades médicas correlacionadas com a neurocirurgia:
– Clínica médica e Medicina Intensiva na condução dos pacientes que, então, demandam cuidados intensivos.
– A Ortopedia associada na condução das patologias relacionadas à coluna. Profissionais especializados em dor auxiliam, portanto, na condução de paciente com patologias e sintomas crônicos.
– A Radiologia, desse modo, é imprescindível no auxílio diagnostico. Oncologia contribui, dessa forma, na abordagem integral do paciente oncológico.
– A Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia na abordagem de patologias na transição crânio-cervical.
– A Neurocirurgia conta com diversos profissionais que, juntos, são capazes de prestar um atendimento, desse modo, diferenciado ao paciente.
5) Número de especialistas em neurocirugia:
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia são, dessa forma, aproximadamente 2.800 neurocirurgiões registrados.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?