Especialidade médica em Neurologia, medicina voltada ao sistema nervoso!
Você já ouviu falar especialidade médica em Neurologia?
A Neurologia é a medicina voltada ao sistema nervoso: cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos e sua relação com o organismo.
O termo Neurologia foi criado em 1664 por Thomas Wiillis, médico, anatomista e fisiologista inglês.
No Brasil, a especialidade médica em Neurologia teve contribuição fundamental de mestres e pesquisadores do Hospital Universitário de Salpêtrière, na França, além da colaboração do doutor Antônio Austregesilo Rodrigues de Lima, médico que dedicou-se para o estudo da histeria e foi considerado por muitos como o “pai” da Neurologia do no Brasil.
No período de 1902 foi criado a primeira escola de Neurologia do Brasil. Nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek foram implantadas algumas modernidades na Neurologia.
Entre uma delas, foi a renovação das bases curriculares do ensino superior e a fundação de departamentos de áreas da medicina. Além disso, a criação da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), no Rio de Janeiro, em maio de 1962.
Leia também: Vai prestar prova de residência médica em 2020?
Quer saber mais sobre a especialidade? Continue lendo esse artigo!
O que é a especialidade médica em Neurologia?
Como dito anteriormente, a especialidade médica em Neurologia é a medicina que estuda cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos.
Portanto, o neurologista é o profissional que trata de problemas relacionados ao sistema nervoso.
Assim, ele fornece o diagnóstico e futuros tratamentos de categorias de doenças que cercam os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, englobando, então, os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.
Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!
Como é o dia a dia do neurologista?
A rotina na especialidade médica em Neurologia depende da situação de cada paciente.
Dessa forma, o papel do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos.
Para isso, é necessário que o médico, portanto, tenha um amplo conhecimento sobre anatomia geral e neuroanatomia, fisiologia, farmacologia, patologia e clínica médica.
Seu conhecimento e atuação não é aplicado somente no atendimento, mas também na interação multidisciplinar para com o paciente.
Algumas características são fundamentais para uma boa atuação com pacientes, como: empatia, curiosidade, compaixão, sinceridade, persistência e paciência.
A entrevista consome bastante tempo da consulta e é fundamental para que o neurologista perceba detalhes que, muitas vezes, passam desapercebidos por familiares e outros médicos.
Ademais, a participação do acompanhante também é de grande importância, uma vez que é frequente que o próprio paciente não perceba seu problema.
Leia também: Conheça as principais dúvidas sobre residência médica
Para onde vão os neurologistas recém-formados?
Primeiramente, muitos médicos recém-formados focam em plantões e consultas, tendendo atuar em hospitais públicos/universitários ou em consultórios particular.
Entretanto, outros especialistas preferem continuar estudando e se subespecializar.
Assim, muitos recém-formados almejam a possibilidade de poder estabelecer seus próprios horários e atender pacientes apenas em consultórios particulares, entretanto, isso demanda muitos anos de prática.
No entanto, há alguns neurologistas que se colocam à disposição para visitas domiciliares por conta de pacientes com problemas de locomoção ou com uma idade avançada.
Além disso, outra área comum é o meio acadêmico, onde alguns neurologistas atuam na docência ou estudam para mestrado e doutorado.
O campo de pesquisa é uma área muito visada por médicos, visto que a neurologia é uma das categorias médicas com maior número de trabalhos científicos.
Leia também: Dia do médico: conheça as vantagens da carreira médica
Curiosidades na especialidade médica em Neurologia
- A Neurologia é a 19ª especialidade médica mais praticada no país.
A média de idade dos neurologistas era de cerca de 47 anos em 2015.
- O estado que menos tem neurologistas é o Amapá (03) e o que mais tem é São Paulo (1.290).
- Anestesiologia é a especialidade que mais médicos possuem também o Título de Neurologia.
Aproveite e veja também um vídeo sobre qual especialidade médica escolher, da série de vídeos Fatos e Verdades:
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?