Especialidade médica em Otorrino, saiba mais sobre!
Você já ouviu falar especialidade médica em Otorrino?
A otorrino é a especialidade médica clínico-cirúrgica responsável pelo tratamento de patologias que ocorrem no ouvido, boca, nariz e garganta.
Dos cinco órgãos dos sentidos, três – audição, olfato e paladar – são estudados pelos otorrinolaringologistas, mostrando a importância dessa especialidade para a vida humana.
Leia também: Especialidade médica em Nutrologia, sabia mais sobre!
Quer saber mais sobre a especialidade médica em Otorrinolaringologia? Continue lendo esse artigo!
O que é a especialidade médica em Otorrino?
Em primeiro lugar, apesar de ser uma especialidade de grande importância, a otorrino é estudada de forma bastante superficial pelos acadêmicos na maioria das faculdade do Brasil.
Dessa forma, é muito comum alguns residentes terem a sensação de ter pouco conhecimento sobre a especialidade no primeiro ano de residência.
Entretanto, a otorrinolaringologia é uma das especialidades que mais teve desenvolvimento científico e tecnológico nos últimos anos. Radiologia, endoscopia, microcirurgia e uso de informática encorporaram a rotina dos profissionais.
A residência de otorrino tem duração de três anos e, nela, tanto a atividade clínica ambulatorial, quanto a cirúrgica é desenvolvida desde o primeiro ano.
Dessa forma, as atuações na residência é divida em ambulatoriais, cirurgias, plantões em emergências, atividades acadêmicas e de pesquisa, tendo, assim, uma diversidade de atividades.
Na maioria dos centros de ensino, as atividades ambulatoriais são separadas em gerais, quando os pacientes são atendidos pela primeira vez e casos clínicos simples e específicos, como rinologia, laringologia, ouvido crônico e faringoestomatologia.
Ainda não definiu a sua especialidade médica? Baixe grátis o e-book Medicina e Especialidades Médicas do Brasil.
Como é o dia a dia do otorrino?
Como dito anteriormente, o otorrinolaringologista tem uma especialidade mista, uma vez que engloba as áreas clínicas e cirúrgicas. Dessa forma, normalmente é distribuído os horários de trabalho entre turnos de cirúrgicos, turnos consultório e, algumas vezes, plantões.
Além das consultas, é realizado alguns procedimentos, como remoção de cerúmen e cáseo, manobras diagnósticas de patologias vestibulares periféricas, videoendoscopia nasal e videolaringoscopia.
Já em relação às cirurgias, as mais realizadas são timpanoplastia, adenoamigdalectomia e septoplastia.
Em plantões, além das consultas rotineiras, são realizados alguns procedimentos como remoções de corpos estranhos em narizes, ouvidos e gargantas.
Em geral, os otorrinolaringologistas trabalham em clínicas particulares, consultórios próprios ou em hospitais públicos – mediante a concurso.
Apesar da grande demanda de cirurgias, há um alto investimento inicial para a compra de aparelhos e ter um consultório próprio ou uma sala em clínica particular.
Mercado de trabalho para especialidade médica em Otorrino
De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), no último censo de 2012 foi mostrado que há 7.040 profissonais para 5.665 municípios do país, incluindo Brasília.
Assim, dos 7.040 especialistas, 6.237 concentram-se nos centros urbanos com mais de 100 mil habitantes.
3.887 atuam em capitais e 3.153 em cidades do interior. Dessa forma, apenas 27 atuam em municípios com menos de 20 mil habitantes.
O Norte possui apenas 3% da participação dos profissionais com especialidade médica em Otorrinolaringologia. Praticamente 60% estão concentrados na região Sudeste do país.
Então, aproveite e veja também um vídeo sobre a escolha da especialidade médica:
Por fim, se ainda tiver dúvidas sobre a especialidade médica, temos um programa exclusivo que vai te levar a uma escolha assertiva do seu futuro na área de medicina.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?