Hospitais mais procurados para prestar residência médica
Conheça os hospitais mais procurados para prestar residência médica. Ser médico é o sonho de milhares de brasileiros, que enfrentam vestibulares superconcorridos.
Uma faculdade longa e difícil, além dos estágios e a residência médica para se graduarem e enfim exercerem sua profissão, mas o sonho não termina com a faculdade.
Quando os estudantes se formam médicos, podem atuar como profissionais generalistas. Aqueles encontrados em postos de saúde e pronto socorro, e que não se especializaram em uma área de saúde.
A medicina tem muitas vertentes, atendendo de crianças à adultos, diferentes patologias que podem afetar áreas distintas do corpo.
Na faculdade eles aprendem de um tudo, mas precisam de uma pós-graduação ou uma residência médica, onde escolhem uma área para se especializarem, e assim poderem atuar em outras áreas dentro da medicina.
São diversas possibilidades, mas as mais procuradas, normalmente, são a pediatria, dermatologia, ortopedia e algumas outras. Para se especializar, os médicos passam por um período de residência médica, onde trabalham enquanto estudam.
Isso é chamado de treinamento em serviço, onde o profissional recebe uma bolsa com valor entre R$ 2 a R$ 3 mil e fazem plantões semanais.
Entrar na residência médica não é fácil.
Assim como a faculdade, os cursos de residência médica têm ampla concorrência, as vezes bem maiores do que as universidades ao curso regular.
É necessário que os profissionais passem por um concurso público, uma espécie de vestibular, para que conquistem uma vaga na instituição.
Quem regulariza tudo isso é o Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) que, junto ao Ministério da Educação (MEC), avalia as instituições que ofertam o curso e estipula as regras para a residência médica.
Como Funciona o Concurso
Primeiramente, são três etapas, as duas primeiras consistem em provas, uma teórica e outra prática.
As instituições ainda precisam avaliar o currículo dos profissionais, sendo que nessa hora conta a universidade onde se graduaram e os locais onde trabalharam.
Salvo que os candidatos a prestar residência médica, algumas vezes optam por passar algum tempo atuando em hospitais, com o intuito de se preparem para a prova prática.
Visto que a prova prática tem um grande peso na nota e somente o conhecimento da faculdade não é suficiente.
Assim como acontece com os vestibulandos para entrar na universidade, é comum que os médicos passem a se dedicar para a prova de residência ainda na faculdade.
Eles fazem cursinhos, contam com o auxílio de coachings e até mesmo estudam por conta para estarem preparados para enfrentar o segundo vestibular na vida de quem estuda medicina.
A concorrência, como já dito, é alta e chega a ser até maior que os cursos regulares de medicina.
Na Universidade de São Paulo (USP), que é uma das mais buscadas e tradicionais do país, algumas especialidades chegam a ter de uma a duas vagas por edição. São raros os cursos que atingem dez alunos, por exemplo.
Especialidades mais Buscadas
O curso de medicina por si só é concorrido, mas quando o assunto é especialização a coisa muda bastante. Há áreas de saúde que são muito mais buscadas do que outras, tendo uma diferença gritante entre o número de concorrentes.
Atualmente no Brasil, os cursos que são mais procurados na hora da residência médica são:
- Pediatria
- Ginecologia e obstetrícia
- Cirurgia geral
- Ortopedia e traumatologia, entre outros.
Normalmente são as chamadas especialidades intervencionistas que atraem mais público.
Enquanto as outras que não trabalham tanto essa intervenção, são menos buscadas pelos profissionais, isso também ocorre pela proporção do salário.
Mesmo sendo um segmento bastante concorrido, a remuneração de um pediatra é muito mais alta do que a de um infectologista.
Que aliás, já chegou a ser uma das especialidades menos buscadas na USP, na edição da Fuvest em 2011.
Você sabia que priorizando e fazendo análises dos hospitais e provas que irá prestar, você economiza dinheiro e energia?
Hospitais de residência médica com mais concorrência
As instituições que ministram os cursos de especialização, normalmente, têm seus próprios hospitais universitários.
De forma que esses hospitais servem tanto para a residência médica como também para os estágios de médicos em formação. Os hospitais de residência costumam ter uma ampla procura, muito disso pela qualidade da universidade que o administra.
⇒ Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)
A FCM, faculdade de ciências médicas da Unicamp, teve recorde de inscrições em 2015, disputando as 296 vagas ofertadas haviam mais de 2,9 mil candidatos, número esse 54,5% maior do que o ano anterior.
As áreas mais concorridas eram:
- Neurocirurgia
- Neurologia
- Oftalmologia
- Dermatologia
- Cirurgia geral
De forma que, a FCM da Unicamp tem um hospital em sua cidade sede, que fica na cidade Campinas no interior de São Paulo.
⇒ USP
A própria USP é uma das que tem uma procura bastante elevada, em algumas edições chegam a ter até 35 candidatos por vaga aos cursos de maior concorrência.
A instituição administra dois hospitais universitários, onde são ministrados os cursos de residência médica.
Um fica na capital de São Paulo, na Cidade Universitária, enquanto o outro está localizado na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado.
⇒ UFRGS
Entre as instituições federais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também ministra o curso em um hospital próprio, sendo uma das mais buscadas da região Sul do país.
⇒PUC – SP
As universidades particulares também tem seu destaque, como a Pontifica Universidade Católica (PUC/SP) que oferece o curso e é tida como uma das referências em São Paulo.
⇒Sírio-Libanês
Outro grande hospital é o Sírio-Libanês, ele é reconhecido nacionalmente pela assistência que presta a população, visto que trabalha com uma estrutura altamente tecnológica, o que favorece e muito o aprendizado dos residentes.
O programa é fiscalizado pelo CNRM e tido como um dos melhores do país.
As especialidades são divididas entre:
- residência médica;
- residência multiprofissionais
- área profissional.
Normalmente, os cursos ocorrem também em hospitais públicos, atendendo a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
⇒ Hospital das Clínicas de Botucatu
Um deles é o Hospital das Clínicas de Botucatu, mantido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) na cidade em que está o maior polo da instituição.
⇒ Santa Casa
A Santa Casa também ministra o programa de residência, sendo uma das instituições que tem atuação em diversos Estados brasileiros, salvo que a ideia dos cursos de residência médica é que os profissionais façam um treinamento em serviço.
Por esse motivo, é tão importante que as instituições tenham seus próprios hospitais ou parcerias com os existentes em suas cidades, tanto aqueles que são públicos como os privados.
Sendo assim, é muito importante escolher a instituição certa para que você não se desaponte no futuro.
Embora todas sigam as regras do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), cada uma tem seu regimento interno e suas particularidades e as regras só não podem ir contra a lei federal.
De forma que, assim como sua especialidade deve combinar com você, atender suas expectativas pessoais. Leve em consideração os mesmos pontos para a escolha das provas que vai prestar.
Conte com o auxilio de especialistas em carreira médica na escolha de hospitais de residência médica
Você precisa escolher uma instituição que esteja alinhada aos seus objetivos e expectativas, mas como não errar na hora de escolher entre as melhores residências médicas no Brasil?
Sabia que existem técnicas e metodologias que podem te ajudar a identificar seus objetivos e definir, de forma segura, qual é a residência médica que se encaixa neles?
Não corra o risco de apostar na residência médica errada, gastando tempo e dinheiro com ela.
Para todas as fases da sua carreira médica, nós temos programas específicos que vão contribuir com o seu desenvolvimento e tornar a sua trajetória mais leve e direcionada.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?