Saiba como Dr. André aprovado na residência de Infectologia no Hosp. Emílio Ribas
Você sonha em ser aprovado na residência de Infectologia? E no Hospital Emílio Ribas?
Este pode ser um dos seus sonhos, assim como era do Dr. André Baptista, que saiu da faculdade direto com a sua vaga na residência médica em um dos hospitais, então, mais cobiçados para especialidade de Infectologia.
Mesmo sendo um aluno muito dedicado durante a faculdade, ele iniciou, assim, a sua preparação 7 meses antes das provas que desejava prestar e os seus principais desafios eram: definir a sua especialidade e saber como conciliar a sua rotina intensa com os estudos para residência.
Continue lendo este artigo e descubra como ele fez para se preparar me menos de um ano e ser aprovado em três hospitais, na especialidade que escolheu seguir.
Aprovado na residência de Infectologia
Que a vida do médico e estudante de medicina não é fácil, já não é mais novidade. Rotina intensa, falta de tempo e muito conteúdo para estudar são desafios frequentes que caminham com eles durante toda a sua jornada.
Os estudantes do internato, comumente, enfrentam cargas horárias intensas de aulas teóricas e práticas que muitas vezes não seguem um cronograma fixo e exigem uma intensa carga horário de trabalho, como aconteceu na rotina do Dr. André Baptista que nos seus últimos quatro meses de internato, enfrentava uma intensa carga horária de 40 horas semanais.
Ele, que decidiu mudar seu rumo profissional, depois de se formar em Relações Internacionais e ter um espaço consolidado no mercado de trabalho, enfrentou um jornada intensa de estudos e trabalho, que só o levou até as suas conquistas na profissão depois de ter claro seu objetivo de carreira e manter o foco no que realmente era necessário estudar.
Sua mudança se deu depois de passar por um problema de saúde, que lhe causou uma infecção generalizada e lhe colocou fora do trabalho, em um período de recuperação, devido ao estado grave que ficou.
Sua vivência o fez querer buscar por uma profissão que lhe desse um propósito de vida.
Quer ser aprovado na residência médica em 2022? Baixe grátis o Plano de estudos completo para ser aprovado.
Residência de Infectologia: Como Dr. André definiu sua especialidade
Com uma nova profissão, agora como estudante de medicina, Dr. André desde seu primeiro dia na faculdade, se dedicou. Estudou, então, com afinco e se empenhou em desvendar o universo médico, conhecendo com profundidade cada especialidade e se apaixonando por todas.
Segundo ele, ao fim dos estágios de cada área era uma nova dúvida sobre qual seguir, pois ele se apaixonava por todas.
De certa forma, foi na medicina que ele encontrou seu verdadeiro propósito de vida e poder salvar vidas lhe motivava cada dia mais a buscar por mais conhecimento e fazer valer a pena cada segundo na faculdade.
Devido a sua mudança profissional, ele não queria perder tempo em dúvida sobre as suas escolhas e assim, mesmo sem decidir a sua especialidade, ele sabia que entrar na residência era o próximo passo em sua carreira e ele queria que ela acontecesse logo após a sua formação.
E como ele escolheu pela residência em Infectologia?
Já disse aqui que ele passou por um problema de saúde e viveu de perto o que os Infectologistas faziam, então, para salvar a sua vida, em um momento tão crítico que ele viveu. Porém, ele era apaixonado por todas as áreas e o internato só o levou a ter mais dúvidas sobre o seu futuro na carreira.
“No internato, me dediquei muito em todas as áreas, porque eu queria conhecer e entrei de coração. Eu sempre terminava uma e as pessoas me recomendavam para aquela área. Dessa forma, eu cheguei no final da faculdade, sem saber pra onde eu ia, gostando de todas as áreas. Eu tinha uma inclinação para área de psiquiatria e neuro, foi um contato muito intenso e tinha o viés da infecto, porque eu tinha me dedicado e os professores eram grandes inspirações”.
Sem falar das provas de residência, que para ele, com a intensa carga horária do internato, era impossível, então, se preparar.
“Sempre fui muito dedicado e cai na real que tinha que estudar pra residência e não só para faculdade, se o meu desejo era me formar e já iniciar a residência. Meus amigos, então, faziam cursinho, mas eu não acreditava no método, achava longo e sem foco no objetivo da pessoa, em uma determinada especialidade e prova”.
Residência de Infectologia: Como ele se preparou?
Dr. André já sabia que o caminho até aprovação seria intenso, que a sua rotina agitada lhe dava pouco tempo de estudos e que ele precisava definir os seus objetivos para assim, seguir com foco no que desejava.
“Antes mesmo de iniciar, a gente já pensa em desistir, porque a gente tem que sair da zona de conforto. A minha faculdade tinha uma carga horária alta, no meu último rodizio, eu cumpria 40 horas semanais, todos os dias de agosto a dezembro. Só de olhar para este cenário, eu já conseguia ver que a faculdade ia boicotar os meus estudos. Já sabia que eu não ia ter tempo, que não ia conseguir…É aí, que a gente cria um discurso de conformismo, que não vamos conseguir. O que na verdade não faz sentido, é você que não está se dedicando para alcançar o seu objetivo”.
Foi aí que sua namorada, que passava pelo mesmo desafio na época, foi atrás de métodos que, então, pudessem resolver os seus problemas de falta de tempo, rotina intensa, definição de especialidade e estudo personalizado.
Dr. André, pela sua experiência em Relações Internacionais e no universo empresarial, já acreditava, então, nos métodos de performance, quando aplicados individualmente, como os coachs realizavam nas empresas.
Nessas buscas, sua namorada conheceu a MED Performance, que antes era chamada de Medcoach e se identificaram com o método. E foi aí que as mudanças começaram a acontecer.
Quer conhecer todas as principais residências médicas do Brasil? Baixe grátis o livro digital Residência Médica Especialidades com tudo que você precisa saber de mais de 50 residências e especialidades médicos do Brasil.
Residência de Infectologia: A decisão da especialidade
O início de sua preparação aconteceu em maio e as provas, assim, tinham início em dezembro e o primeiro passo foi definir a sua especialidade, começando pelo método DEM.
Dessa forma, o método Definição de Especialidade Médica (DEM), é voltado para estudantes de medicina e médicos formados, que tem dúvidas sobre em qual área da medicina desejam se especializar e buscam por uma orientação de carreira médica, com foco no autoconhecimento, mercado de trabalho, oportunidades profissionais, identidade profissional e alcance o sucesso pessoal.
Nele, você:
- Realizar um teste vocacional medicina;
- Receber orientações para o seu sucesso na carreira médica;
- Ter clareza de objetivos;
- Descobrir os principais talentos e habilidades;
- Identificar tendências comportamentais;
- Minimizar riscos no processo de escolha;
- Identificar as especialidades mais alinhadas ao seu perfil;
- Ter uma visão refinada de futuro;
- Aumentar a segurança para a tomada de decisão;
- Reduzir tempo para decisão de especialidade;
- Definir a especialidade médica que você quer seguir na carreira médica.
E assim fez Dr. André e definiu com assertividade a especialidade que ia fazer residência.
“Foi o DEM, que me provou por todos os motivos a área que eu deveria seguir”.
Residência de Infectologia: Estudo de alta performance
Definida a especialidade, o Dr. André iniciou os seus estudos com a MED, totalmente focado no seu objetivo, já certo das provas que iria prestar e o sonho de se tornar residente médico.
“Eu comecei a estudar no início do 6º ano para residência e minha estratégia foi pegar as apostilas do Medcurso e organizar os meus estudos baseado nas provas que eu ia fazer, não com foco de zerar todas as apostilas. Assim, minha rotina foi definida a partir das provas que eu queria fazer”.
Dessa forma, ao longo da preparação, Dr. André, dessa forma, começou a aplicar as técnicas e estratégias de estudos da MED, analisar o seu desempenho dentro da plataforma de questões MedRevisa e ter todo o direcionamento de treinadores especialistas na carreira médica.
Assim desenvolveu habilidades comportamentais e de estudos que, dessa forma, te ajudaram a ser aprovado.
“Com a MED tudo mudou, eu só precisava me organizar, aumentar o desempenho e a performance. Eu sou muito focado e dedicado e, durante o estudo, ai eu não titubiei nenhum momento, principalmente, porque eu tinha todas as ferramentas para eu acreditar na minha performance. No total foram 3 provas: SUS, ABC e IASMPE e durante a minha preparação eu consegui trabalhar 40 horas, estudar 32 horas, ter 8 horas de sono e 1 hora de academia. Isso tudo foi um mérito, a partir das ferramentas que descobri na MED, o que me levou a aprovação nas três instituições”.
Confira o depoimento completo do Dr. André Baptista, que finalizou a sua residência em março de 2022, no Instituto Emílio Ribas.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?