Como funciona o processo seletivo da residência médica
O processo seletivo da residência médica é realizado através de um exame teórico que tem aproximadamente 100 questões sobre diversos assuntos que foram ensinados durante todo o curso.
Primeiramente, o processo seletivo para o programa é dividido em três etapas. A primeira fase equivale à realização de uma prova teórica, que tem maior peso para alcançar a vaga. Essa etapa vai representar praticamente 90% da avaliação.
Os outros 10% serão divididos entre a análise de currículo e uma entrevista pessoal. Na prova, os recém-formados vão responder as perguntas sobre:
- clínica médica
- pediatria
- cirurgia
- obstetrícia
- ginecologia
- medicina social
Já na parte prática da seleção, os candidatos são expostos a alguns casos clínicos e precisam desenvolver suas atividades médicas enquanto estão sendo examinados por uma banca examinadora.
Estudar para passar no Processo Seletivo da Residência Médica
Especialistas afirmam que ingressar na residência médica pode ser mais difícil do que passar no próprio vestibular para medicina, por causa da enorme concorrência entre algumas especialidades. Em razão dessa dificuldade estão surgindo cursinhos preparatórios para poder dar um auxilio melhor aos estudantes. Os cursos são direcionados em uma revisão dos conteúdos de forma que possa auxiliar os médicos a reforçarem os conteúdos e aprenderem alguns truques de memorização. Durante todo o ano são oferecidas mais de sete mil vagas para residências médicas e nesse mesmo período mais de dez mil médicos surgem no País, sendo que três mil profissionais decidem não realizar a residência médica. Mesmo que eles não se especializem em nenhuma área da medicina, podem exercer a profissão sem nenhum problema, mas não terão nenhum titulo de especialistas, ficam então, atuando apenas como generalistas.Qual a duração da residência médica?
A duração pode variar conforme a especialidade que foi escolhida. Visto que existem especialidades de acesso direto e as com pré-requisito. As de acesso direto, o médico pode iniciar assim que entrar na residência médica. Entretanto, as com pré-requisito, dependem de outra especialidade médica.Um exemplo disso é a residência na área cirurgia de mão, pois é preciso estudar dois anos em residência de cirurgia geral para depois seguir para cirurgia de mão.
No geral as residências podem durar de dois a quatro anos, dependendo da complexidade da especialidade médica.
Como escolher a Especialidade da Residência Médica?
Da mesma forma que existe uma pequena pressão na hora de escolher a profissão antes de prestar o vestibular, temos a pressão na decisão pela especialidade médica.
Para saber qual a residência ideal, primeiro é preciso compreender quais as características que cada especialidade tem e como vai ser a rotina de trabalho. A escolha precisa ser realizada baseando-se em três fatores: as aptidões, personalidade e algumas das especialidades. O importante é encontrar uma modalidade de residência médica que seja de acordo com o seu perfil, cujas habilidades primordiais para a realização do ofício estejam em conformidade com as suas capacidades.Preparação para o Processo Seletivo
Sendo assim, é muito importante que você estude muito, visto que o nível de concorrência é alto e para conseguir uma vaga você deve estar por dentro de todo o conteúdo que é cobrado pela banca examinadora.Mesmo que seja bem complicado, não é nada impossível, os médicos que se dedicam e já têm uma meta determinada, conseguem estudar e alcançam com êxito sua vaga
Podemos concluir que o processo seletivo da residência médica pode ser conquistado e caso você tenha algumas dúvidas pode ser interessante buscar auxilio em um bom curso preparatório para que realize a prova com perfeição.Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?