Nefrologia, você conhece essa especialidade médica?
A Nefrologia é a especialidade médica que estuda a função dos rins, além de doenças relacionadas. A evolução da medicina acompanha, proporcionalmente, os avanços na área da nefrologia, uma vez que se trata de uma especialidade ampla, que envolve muitas áreas clínicas.
As duas maiores causas de doença renal crônica (DRC) são o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica. Dessa forma, é notório a importância do tratamento destas duas condições e como elas impactam diretamente no tratamento da DRC.
Os rins são órgãos que possuem um formato parecido com grãos de feijões e são responsáveis pela formação da urina, regulamento dos eletrólitos, água, além de manter os equilíbrios ácido-base e da pressão arterial.
Características do especialista em Nefrologia
Para médicos que querem ter especialidade em Nefrologia é necessário que tenham algumas características, como saber trabalhar em equipe, visto que algumas doenças renais costumam ter algumas complicações que necessitam a participação de outros especialistas médicos.
Ou também na hemodiálise, onde o médico irá se relacionar com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Além disso, o especialista se relaciona com mais intensidade com o paciente na hemodiálise.
Alguns especialistas brincam que o médico “casa” com o paciente, por terem uma relação próxima e de longa duração, uma vez que são realizadas três sessões semanais, com mais de 4 horas de duração.
Dessa forma, é criado uma relação próxima do especialista com o paciente e sua família.
Outra característica importante para o especialista em Nefrologia é gostar de intervenção, terapia intensiva e ter persistência.
A Nefrologia possui alguns procedimentos próprios, como o implante de acesso vascular e biopsia renal. Durante a residência, o nefrologista se capacita a realizar esses procedimento com auxílio de aparelhos de ultra-sonografia. Mas é importante o médico estar apto a cuidar de possíveis emergência em plantões.
O Nefrologista visita a UTI com uma frequência para a avaliação e tratamento de pacientes. Dessa forma, por conta de algumas complexidades de quadros clínicos, o especialista deve estar ciente dos conceitos da terapia intensiva e atento a detalhes dos exames.
Além disso, a persistência é uma das principais características de um especialista em nefrologia. Os diagnósticos costumam a surgir após muito tempo de esforço e determinação.
A rotina do especialista em Nefrologia
O especialista em Nefrologia pode atuar em diversas áreas, de acordo com o perfil individual ou a necessidade.
A maioria dos nefrologistas fazem plantões em clínicas de hemodiálise e atendem pacientes portadores de insuficiência renal crônica. Outros atuam em visitas em Utis e enfermarias em um período e no outro retornam às clínicas.
Além das clínicas, uma parte atua em visitas em hospitais – seja em enfermarias, para visitar pacientes internados, ou na emergência. Nas UTIs, sempre é solicitado a avaliação pacientes graves e prescrever tratamentos.
Já em consultórios, as patologias mais comuns são as infecções urinarias e a doença calculosa renal. No transplante renal, o especialista atua no preparado do paciente para a cirurgia.
A hemodiálise domiciliar é um campo novo de atuação, onde o médico fica de sobreaviso e conta com a participação de uma equipe de enfermeiros e auxiliares.
Mercado de trabalho para Nefrologista
A vida profissional do nefrologista pode ser rotineira e, de certa forma, monótona, caso fique em determinada área por muito tempo. Portanto, para que o especialista mude sua rotina, é interessante atuar em várias áreas, buscando, assim, mais motivação.
A nefrologia tem um amplo campo de pesquisas, como programas de pós-graduação específicos ou dentro de programas para clínicas médicas.
Muitos especialistas recém-formados procuram as clínicas de hemodiálise para fazer plantões, ganhando em torno de R$350,00 por quatro horas, dependendo do serviço.
O nefrologista, assim como outros especialistas, sofre com a baixa remuneração em hospitais públicos. Entretanto, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) tenta melhorar essa situação e outras para uma melhor atuação para os médicos.
Conquistas da SBN
De acordo com dados da Demografia Médica no Brasil, de 2018, do Conselho Federal de Medicina (CFM), existem mais de 4.700 médicos nefrologistas no Brasil. Dentre esses médicos, 3.975 estão cadastrados na SBN.
Abaixo algumas conquistas da organização:
- Promove atividades de pesquisa, formação e informação, tais como congressos, publicações, simpósios e cursos de especialização e capacitação;
- Contribui com a elaboração de políticas de saúde e aperfeiçoamento do sistema médico assistencial do país;
- Divulga informações relacionadas à assistência médica nefrológica, sobretudo prevenção, preservação e recuperação da saúde para a sociedade;
- Incentiva e promove campanhas de cunho social;
- Concede o Título de Especialista de Nefrologia aos nefrologistas que estiverem aptos após prova realizada pela entidade;
- Promove e zela pela ética médica no contexto da especialidade;
- Busca a valorização do trabalho médico da classe nefrológica e da sua remuneração;
- Promove e realiza cursos presenciais e à distância para constante atualização científica;
Aproveite e veja também um vídeo sobre a escolha da especialidade médica:
Por fim, um forte abraço, até a próxima. Conheça, então, os nossos programas!
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?