Aprenda 4 técnicas aumentar sua retenção de conteúdo nos estudos para residência médica.
Reter o conteúdo estudado é um problema muito comum entre os estudantes, e certamente é o seu também, mas, apesar de ser uma dificuldade que se faz muito presente, não é impossível resolvê-la. Uma forma de vencer o esquecimento é por meio de técnicas de estudos, elas te ajudarão na otimização dos seus estudos para residência médica, fazendo com que você retenha todo conteúdo estudado.
Assim, elas são uma das soluções para estudar melhor e finalmente ser aprovado na residência médica.
Mas claro, isso se você usar a técnica que mais se encaixa no seu perfil de aprendizagem, caso contrário, as longas horas que você dedica para seus estudos, continuarão não tendo resultado algum.
Continue lendo para entender melhor o assunto e dizer adeus para as longas horas de estudos perdidas devido a falta de retenção do conteúdo.
Quer saber como organizar e planejar os seus conteúdos para as provas de residência médica. Baixe grátis o Planner de estudos da MED.
Afinal, o que impede você de reter o conteúdo?
Problemas relacionados à dificuldade na retenção do conteúdo, muitas vezes são atribuídos à falta de atenção ou algum problema de memória, e esses dois fatores realmente podem contribuir para isso.
Afinal, o esquecimento é algo muito presente em todo ser humano, por exemplo, você lembra o nome de todos os seus colegas de turma? Dificilmente, não é mesmo?!
Entretanto existe um fator que influencia na dificuldade de reter o conteúdo estudado, e ele é muito mais comum do que problemas de memória, e se chama: Não fazer uso de técnicas de estudos adequadas.
Isso mesmo, não basta apenas estudar por estudar, você precisa de uma técnica de estudos que se encaixe no seu método de aprendizagem, pois só assim conseguirá tirar pleno proveito do conteúdo, ao invés de apenas perder seu tempo devorando livros e apostilas desesperadamente.
Problemas causados pelo uso de técnicas de estudos inadequadas
Já teve a sensação de que estudou várias horas e não aprendeu nada?
Percebi no decorrer desses 10 anos ajudando médicos a serem aprovados na residência, que muitos alunos não seguem um método de aprendizado e não criam experiências de aprendizagem e isso é um dos grandes problemas de aprendizagem e fixação.
Quando você não faz uso de técnicas de estudos para otimizar seu aprendizado, acaba desencadeando vários problemas, como por exemplo, o tão temido conteúdo atrasado, afinal, você dificilmente conseguirá andar com o conteúdo se não absorver os temas que vem antes dele.
Além disso, seus estudos não terão ritmo, já que perderá muito tempo no mesmo conteúdo, e isso irá acabar com a sua motivação, causando uma onda de desespero e ansiedade por não conseguir estudar.
Percebeu como a falta de uma técnica de estudos pode custar a sua tão sonhada vaga na residência médica?
Mas agora você pode estar pensando “Mas eu uso as técnicas de estudos que aprendi na internet e mesmo assim não tenho tenho ritmo nos estudos e enfrento problemas para reter o conteúdo”, certo?!
Realmente a internet está cheia de técnicas de estudos que parecem ser muito eficazes, e acabam dando certo para algumas pessoas que testam.
Mas preciso te alertar que apesar delas terem funcionado para algumas pessoas, isso não garante que ela funcionará para você.
É muito comum que estudantes compartilhem suas técnicas de estudos uns com os outros, mas você já ouviu aquele ditado popular onde diz “Cada caso é um caso”, ou até mesmo a clássica frase que as mães dizem “Você não é todo mundo”?
Essas frases tão conhecidas são ótimas para te fazer entender que apesar de uma técnica de estudos ter dado certo para alguém, isso não significa que dará certo para você, e isso acontece porque cada pessoa tem seu próprio perfil de aprendizagem.
E o que é um perfil de aprendizagem?
De acordo com algumas teorias, cada pessoa responde melhor a um determinado tipo de estímulo, ou seja, cada pessoa aprende de uma forma.
Isso significa que a forma como uma informação é mostrada ou transmitida pode fazer toda diferença na assimilação ou não do conteúdo.
Ou seja, a aprendizagem é um processo único e individual, de maneira que cada pessoa tem o sua própria forma de aprender.
Isso pode variar de acordo com vários fatores, como personalidade, faixa etária e até mesmo contexto em que a pessoa está inserida.
Por esse motivo, trabalhamos tanto com nossos alunos para identificarmos seu perfil de aprendizagem, para que assim eles consigam definir quais técnicas de estudos é melhor para eles.
Além disso, acompanhado por um psicólogo especialista no assunto, durante o programa o aluno conquista disciplina, planejamento, organização, autoconfiança
Assim como adquire métodos de estudos e aprende técnicas avançadas de resolução de questões, além de ganhar ritmo e manter a energia para os estudos.
Sem sombra de dúvida, isso também fará total diferença nos seus resultados de estudo, assim como fez para os nossos alunos que já foram aprovados.
Ainda não sabe quais hospitais vai prestar provas de residência. Baixe o Checklist de Hospitais e provas da MED.
4 dicas para reter conteúdo:
#1 – Dica: TÉCNICAS DE ESTUDOS, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
Como bem sabemos, a aprendizagem é um processo de aquisição tanto de habilidades quanto de conhecimentos, e uma técnica é um meio que tem como objetivo obter um determinado resultado.
Dessa forma, uma técnica de estudo é uma ferramenta que tem a função de facilitar a absorção do conteúdo e melhorar o rendimento do aluno e faz com ele passe a ter mais ritmo e motivação para estudar.
Trouxemos aqui algumas técnicas, que inclusive, você já pode até ter testado:
TÉCNICA DE ESTUDO #1: RESUMOS
Resumo é o ato de ler e sintetizar as ideias principais do texto em tópicos, assim você consegue ficar atento as ideias principais e lembrar dos pontos chaves do conteúdo.
Os resumos podem ser feitos por meio de fichas, áudios ou textos corridos.
TÉCNICA DE ESTUDO #2: MAPA MENTAL
Os mapas mentais são uma forma visual de apresentar as ideias, construídos na forma de conexões mentais e que auxiliam no processo de aprendizagem, já que estimula a criatividade e permite estruturar livremente uma imagem com a informação.
TÉCNICA DE ESTUDO #3: FLASHCARDS
Os Flash Cards são cartões em que você pode anotar os pontos mais importantes de um assunto.
Um exemplo dos Flash Cards são os cartões que os apresentadores de televisão utilização para conduzir o programa
TÉCNICA DE ESTUDO #4: POMODORO
Essa técnica consiste em dividir suas tarefas em blocos de concentração intensa, ela promete melhorar a agilidade do cérebro e estimular seu foco, e faz isso por meio de pausas programadas.
Essas são as 4 técnicas de estudos mais conhecidas na internet, e até funcionam para algumas pessoas que testaram, mas aqui na MEDPerfomance, nós preferimos trabalhar com um método personalizado que realmente seja pensado exclusivamente para o aluno.
Afinal, como vimos, o aprendizado é individual, então, porque as técnicas de estudos também não seriam individuais e personalizadas?
#2 – Dica: COMO ORGANIZAR SUAS ANOTAÇÕES E RESUMOS
Não adianta utilizar qualquer técnica se você não tiver um método de organização eficaz para resgatar a informação.
A dica aqui é que você utilize um fichário, ou pasta com divisória, e catalogue por disciplina os seus mapas mentais, resumos e flashcards, colocando separadores coloridos com nomes.
Confira abaixo algumas histórias de transformados que nossos treinandos tiveram.
#3 – Dica: COMO AUMENTAR A RETENÇÃO COM AS TÉCNICAS DE ESTUDOS
A solução está na repetição!
Imagine que você está com um paciente e precisa fazer um atendimento e tem que ficar lembrando onde está o conteúdo que você estudou para passar o diagnóstico.
A mesma situação também não pode acontecer com um jogador de futebol, porque não dará tempo de parar e pensar para chutar ao gol.
O segredo é estar tão bem treinado que seu cérebro responderá por você rapidamente, sem pensar.
O nosso cérebro é como um músculo que precisa ser treinado.
Você precisa aprender, não precisa gravar tudo o que você lê. A repetição gera um aprendizado, a decoreba não.
É claro que tem assuntos que são decorebas, que são os rodapés de livros que caem em provas, mas os outros assuntos você precisa aprender.
Se você estiver estudando somente pelo livro, estará explorando muito pouco a sua capacidade de repetição.
Você precisa estudar o livro, fazer questões, assistir os vídeos, usar as técnicas de resumo e revisão para conseguir o máximo de repetição do conteúdo, porque repetição é a chave da assimilação.
E aí entra outro ponto muito importante que abordamos com nossos alunos, a importância da revisão focada e a prática, que eles realizam através da nossa plataforma do aluno.
Sabe qual é a melhor parte?
Você não precisa de muito tempo para conseguir fazer como nossos alunos e conquistar a aprovação na residência médica, você pode ingressar ainda hoje na nossa Master Jornada para conquistar a aprovação em um tempo recorde de preparo.
#4 Dica: A MED pode te ajudar a conquistar sua aprovação em tempo recorde!
Manter uma rotina de estudos organizada e produtiva pode ser muito difícil, principalmente com a agitação do internato, plantão e atividades do cotidiano.
Para todas as fases da sua carreira médica, nós temos programas específicos que vão contribuir com o seu desenvolvimento e tornar a sua trajetória mais leve e direcionada.
Com acompanhamento individual e personalizado de um treinador especialista na metodologia MCX, exclusiva da MED, você vai alcançar os seus objetivos na carreira, com motivação, autoconfiança e estratégias para toda a sua vida.
Na MED, você terá total aproveitamento dos estudos para conquistar sua tão sonhada vaga na residência médica.
Para concluirmos
No artigo de hoje, você pode ver a importância de ter um método personalizado de aprendizado aliado a técnicas de estudos exclusivas.
Além disso, vimos como eles são fundamentais para que você consiga sua tão sonhada aprovação na residência médica. O nosso sonho é ajudar você a realizar o seu, conquistar uma vaga na residência médica, e estamos aqui para te ajudar a alcançá-lo.
Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?