Dicas para passar e entrar na residência médica multiprofissional
Passar no concurso de residência médica multiprofissional talvez seja um sonho para muitos profissionais, mas não é algo fácil e a dedicação é fundamental. A maioria dos candidatos começa se preparar ainda na faculdade, por ser uma prova extensa e bastante complexa.
No caso, a residência médica multiprofissional é uma modalidade dentro dos concursos, que foi criada em 2005 e é orientada com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A preparação, neste caso, não é diferenciada, mas as regras em torno desde programa sim, já que a oferta é para profissões que não abrange apenas a medicina, mas a saúde de uma forma geral.
O programa de residência multiprofissional tem estudos voltados para ciência biológicas, biomedicina, educação física, enfermagem e muitas outras áreas ligadas a saúde.
Esse tipo de residência, embora regulamentado apenas em 2005, já é praticado desde 1975.
Este artigo visa abordar a essa opção dos programas de residência médica multiprofissional, assim como colaborar com dicas para o ingresso na especialização.
Ficou em dúvida? Continue lendo saiba mais sobre residência médica multiprofissional:
O QUE É RESIDÊNCIA MÉDICA MULTIPROFISSIONAL?
A residência multiprofissional é uma das opções nos programas de residência, baseada nos princípios do SUS, englobando diversas áreas da saúde, algumas até fora da medicina.
Basicamente, é feita entre uma cooperação do Ministério da Saúde e da Educação com o SUS, de modo a inserir profissionais qualificados em áreas consideradas prioritárias na rede pública de saúde.
O concurso de residência médica multiprofissional, tal como sua carga horário de curso, não é muito diferente da praticada em uma especialização comum, como a pediatria, por exemplo, uma das áreas mais procuradas.
Desse modo, ela é uma educação em serviço para as categorias que integram a área da saúde – biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, ciência biológicas, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional – todas executadas dentro da área médica.
O QUE ESTUDAR PARA A PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA MULTIPROFISSIONAL
O ideal é que previamente o candidato leia o edital do concurso antes de se organizar para os estudos, porque é no edital que terá tudo que vai cair nas provas, incluindo alguns livros que podem ser abordados.
Desta forma, o edital acaba servindo como um norte para os candidatos. Se você ainda não vai prestar a prova, mas já tem intenção de se preparar, pode avaliar os editais de exames anteriores, para ter uma noção maior dos conhecimentos que são cobrados.
Entender a estrutura da prova é fundamental para ter um bom desempenho no exame, por se tratar de muitas áreas praticadas dentro desse tipo de residência.
Dito isso, você pode se questionar: “mas o que estudar para a residência multiprofissional?”
Há conteúdos comuns para todos os cargos, como aqueles que são específicos da graduação. E nisso ainda entram os conteúdos específicos da área de especialização escolhida.
Cada área apresenta suas próprias características e servem como embasamento para as provas. O conteúdo comum para todos os cargos apresenta temas da legislação do SUS, as políticas de saúde; saúde coletiva e saúde pública.
A maioria das bancas avaliadoras deixam no edital um referencial teórico para esse tipo de conteúdo, porém, isso não é algo obrigatório, por isso algumas não disponibilizam. Portanto, tenha atenção ao ler o edital.
Para o específico da graduação são cobrados temas vistos dentro da vida acadêmica, o que independe da área escolhida. Se o candidato vem da enfermagem, por exemplo, pode cair sobre o código de ética, a assistência em clínica médica, entre outros assuntos.
Por fim, o conteúdo específico da área de residência aborda temas mais aprofundados, levando em consideração a área que foi escolhida pelo candidato para a especialização. Se o profissional deseja se especializar em obstetrícia, ele se deparará com mais questões que pendem para o tema, de forma aprofundada.
PROVAS COMENTADAS
Há diversas áreas envolvidas na prova e isso pode acabar dificultando para se organizar. Com muitos conteúdos e a rotina agitada de internato e plantão, o tempo acaba ficando reduzido.
Neste caso, a melhor maneira de ir bem no concurso é estudar com o auxílio de provas comentadas, de edições anteriores. Essas provas trazem não apenas a resposta, mas comentários sobre elas, do porquê da resposta ser aquela.
Com elas é possível fazer anotações para os estudos, compreender pontos que não ficarão claros nos livros e até mesmo entender melhor como responder esse tipo de questão dentro da prova, uma vez que muitas acabam repetindo a proposta da ideia.
PRATIQUE COM OUTRAS PROVAS
Pegar exames anteriores e tentar resolver é uma ótima opção para quem está se preparando para provas complexas. Com provas antigas, você consegue se habituar com a estrutura do exame, além de analisar onde está com mais dificuldade.
Por ser uma prova que demanda um esforço muito grande, praticar com edições anteriores ajuda na adequação do tempo para cada questão.
RETIRE O MÁXIMO DA GRADUAÇÃO E DOS ESTÁGIOS
O conteúdo das provas não é muito diferente do visto em sala de aula, tão pouco do que você aprenderá nos estágios de forma prática.
Embora pareça que o conteúdo é só o básico e que só se aprende mesmo praticando, quando dê fato entra em contato com a profissão, as aulas podem ajudar bastante na preparação.
Então, sempre anote e preste bastante atenção no que está sendo passado a você, inclusive durante os estágios. As questões pendem muito para as análises clínicas, que são vistas tanto na parte teórica da graduação como na prática.
ENTENDA AS METODOLOGIAS
Por focar nas análises clínicas e conhecer as metodologias que são utilizadas nesse campo é muito importante. A prova tem um foco muito grande nos processos de exames, como são resolvidos os quadros clínicos, os aparelhos utilizados em cada área estudada e o controle de qualidade aplicado.
É possível que, por exemplo, caia alguma questão perguntando sobre o funcionamento de algum aparelho e como ele é usado em um exame.
CONTE COM A AJUDA DE ESPECIALISTAS EM APROVAÇÃO NA RESIDÊNCIA MÉDICA
Manter uma rotina de estudos organizada e produtiva pode ser muito difícil, principalmente se você precisa conciliar os estudos para residência com o conteúdo do internato e plantões. Toda essa agitação pode afetar seu rendimento nos estudos e prejudicar a pontuação nas provas.
Na MED você consegue ter 100% de aproveitamento nos estudos para as provas de residência médica com menos estresse e mais qualidade de vida.
Isso por meio de métodos personalizados para cada momento da carreira médica e acompanhamento de especialistas em desenvolvimento da carreira médica.
Mude a sua forma de estudar para conquistar sua vaga na residência médica.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?