Anestesiologia, especialidade médica para médicos formados!
Anestesiologia é uma das opções ao falarmos de residência médica.
Uma especialidade médica recente que cresce e muda a cada dia. Assumindo, portanto, uma importância cada vez maior entre as especialidades, ampliando sua função, período e áreas de atuação.
O perfil do médico anestesiologista exige, então, um gosto apurado por procedimentos invasivos, um apreço inestimado pelo uso de novas tecnologias e uma vontade constante de estudar.
No entanto, a Anestesiologia está intimamente relacionada com a tecnologia de ponta e, embora nada substitua nosso olhar, o exame físico e atenção dada ao nosso paciente, a cada dia temos novos monitores, máquinas e dispositivos que podem facilitar muito nossa missão de oferecer SEMPRE, o que há de melhor a quem está sob nossos cuidados.
Nos últimos anos, a Anestesiologia teve, portanto, sua área de atuação muito ampliada. Os anestesiologistas não são mais médicos restritos ao centro cirúrgico e ao período intra operatório.
Assim, a Medicina peri-operatório é uma realidade.
Consequentemente, os médicos atuam no pré, per e pós-operatório. No entanto, os médicos estão envolvidos com seus pacientes desde sua avaliação pré-operatória, com exame físico, solicitação de exames e, também, orientações necessárias.
Em suma, além da administração de anestésicos para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico, o anestesiologista realiza o monitoramento em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante a cirurgia.
Além do período intraoperatório, o especialista é, então, fundamental para as fases pré e pós-operatórias. Assim, antes da cirurgia, cabe ao profissional realizar o atendimento ambulatorial e avaliação pré-anestésica.
Após o fim do procedimento, o médico acompanha, então, a recuperação pós-anestésica e o controle da dor até o paciente receber alta hospitalar.
Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!
Como se tornar um anestesiologista?
Com acesso direto, quem opta pela anestesiologia pode iniciar o processo de obtenção do título de especialista logo após o término da graduação em medicina e obtenção do seu número de CRM Médico. Para isso, existem dois caminhos:
- Residência médica
Considerada como pós-graduação de padrão ouro, a residência médica é, então, o caminho certo para os médicos recém-formados, pois, após sua conclusão, o profissional obtém o título de especialista.
Além disso, durante a formação, o aluno recebe orientação dos mais gabaritados professores e vivencia o dia a dia da profissão em hospitais.
2. Título de anestesiologista
A obtenção do título de especialista é concedida após a aprovação na prova de títulos aplicada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
Assim, para se inscrever no processo seletivo, o candidato precisa comprovar que possui experiência na área médica.
Como é o dia a dia na área de Anestesiologia?
Quanto a rotina de trabalho, o dia do anestesiologista começa, então, bem cedo.
Dessa forma, os melhores serviços possuem um round para discussão, entre toda a equipe, dos casos mais interessantes do mapa cirúrgico.
Checadas as cirurgias verifica-se se todos os pré-requisitos como disponibilidade de hemoderivados, vagas em unidade fechada.
São checados e rechecados os equipamentos e drogas. No primeiro contato do dia com o paciente, é rechecado as informações da visita pré-anestésica e exames laboratoriais.
Tudo isso deve ser feito de forma que, mais tardar as 8h, seu paciente esteja, portanto, na sala sendo anestesiado. O dia termina quando se realiza a visita pós-anestésica em seu último paciente operado pela, então, rotina.
Daí a máxima que diz: “O anestesista é o primeiro a chegar e o último a sair.”
Oportunidades de trabalho em Anestesiologia:
A “polivalência” do anestesista o torna um profissional bastante desejado no mercado, sendo o interior do país com grande demanda de profissionais, o que se reflete em boas ofertas de trabalho e salário atrativo.
Dessa maneira, nos grandes centros, a disputa por uma vaga se torna mais acirrada.
A Medicina Intensiva, é uma especialidade irmã com grande demanda.
Principais diferenciais de Anestesiologia
O profissional deve conhecer os efeitos e a forma de ação dos fármacos utilizados nesse tipo de procedimento e quais as drogas mais indicadas, então, para cada tipo de cirurgia, avaliando cada paciente e situação individualmente.
Além disso, um bom profissional deve permanecer calmo e confiante sob extrema pressão e dominar, portanto, as técnicas de acesso venoso e intubação.
Número de especialistas:
No momento, temos aproximadamente 21 mil anestesistas registrados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
Área de atuação:
A área de atuação é extensa e também envolve uma série de atividades, tanto ambulatoriais como atuação em áreas correlacionadas.
No entanto, para exemplificar, pode-se destacar a clínica da dor, anestesia para transplantes, a Medicina Intensiva, os cuidados paliativos, o atendimento emergencial e a gestão hospitalar.
Portanto, veja também o vídeo sobre como controlar a ansiedade na carreira médica:
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?