Como estudar para a Residência Médica
Você sabe como estudar para Residência Médica? Há algum tempo, um grande amigo meu estava na faculdade de medicina e me pediu algumas orientações sobre organização de tempo e de estudos para as provas do final de semestre.
Dei algumas orientações para ele. Passado um tempo, o encontrei e ele me disse que havia usado as orientações por todo o resto do curso e, inclusive, usou nas provas do concurso de residência médica e teve muito sucesso.
Confira algumas dicas que eu dei a ele:
Organização do seu tempo semanal
Primeiramente, para aprender a como estudar para a residência médica, você vai precisar aqui:
Calendário ou agenda semanal que contenha os 7 dias da semana e todas as horas do dia.
Feito isso, você precisará definir como deve ser sua semana, bloqueando todos os horários das seguintes atividades principais:
– Sono;
– Refeições;
– Trabalho (se for o caso);
– Exercícios físicos (super recomendado);
– Estudos (sugiro reservar de 36 a 40 horas semanais);
– Lazer (1 dia livre de tudo por semana).
Organização do tempo total de estudos
O que você vai precisar: calendário anual que contenha todos os meses e todos os dias do ano.
Em seguida, marque no calendário a data de hoje e a data do último dia de estudos (antes das provas). Entre estas duas datas, bloqueie todas os dias que você já tenha compromissos inadiáveis que te farão perder hora de estudo.
Finalmente faça a contagem de quantas semanas completas de estudos você terá entre a data de hoje e a data final e anote esta quantidade.
Organização do conteúdo
O que você vai precisar aqui: conteúdos que você irá utilizar para estudar, pode ser uma lista também.
Selecione todo o conteúdo que irá estudar incluindo livros, apostilas, vídeos, listas de exercícios, simulados e provas.
Bem como, organizar o conteúdo em temas ou áreas (quem faz curso preparatório tem menos trabalho nesta parte).
Classifique
Ao mesmo tempo, classifique o conteúdo de cada área ou tema por grau de densidade (quantidade de conteúdo, tempo que será necessário e seu domínio do conteúdo), como densos, médios e leves. Isso te ajudará bastante para distribuir o conteúdo no tempo.
Priorize
Priorize os conteúdos por grau de importância em 3 categorias:
1 – Muito importante
2 – Importante
3- Menos importante
Mais importantes a serem estudados, de acordo com seu edital ou referências de conteúdos exigidos nas provas que você irá prestar.
Em conclusão, é aqui que você precisar ter organizado uma lista de conteúdos nesta ordem:
Muito importantes: densos, médios e leves.
Importantes: densos, médios e leves.
Menos importantes: densos, médios e leves.
Distribuição equilibrada do conteúdo no tempo
O que você vai precisar aqui: calendário anual que contenha todos os meses e todos os dias do ano. O mesmo utilizado nas primeiras etapas, e seus conteúdos já classificados por densidade e importância.
Com seu calendário anual em mãos, distribua para cada semana de estudos os conteúdos muito importantes. Levando em consideração seu grau de densidade, defina quais conteúdos/temas você estudará na semana, no caso de conteúdos densos.
Talvez você precise de várias semanas, para conteúdos médios ou talvez uma semana ou menos, e para conteúdos leves possivelmente você consiga estudar mais de um conteúdo/tema por semana.
Dica: não concentre todos os conteúdos importantes no início ou no fim, será melhor distribuir de forma mais equilibrada no tempo, dessa forma, terá semanas livre para encaixar os próximos conteúdos.
Distribua agora todos os importantes e na sequencia os menos importantes, considerando também a densidade conforme explicado anteriormente.
Pronto! Assim, você terá um planejamento bem realizado, agora é necessário ter energia, motivação e foco para cumprir o planejamento de cada semana!
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?