Como Otimizar o Tempo e Estudar o que Realmente Precisa Para Prova de Residência
Você está enfrentando dificuldades para otimizar o tempo e estudar o que realmente precisa para a prova de residência médica?
Todo mundo sabe que o processo seletivo da residência médica é complicado, pois a concorrência é grande e as provas geralmente são difíceis, o que exige muito esforço dos médicos.
E é extremamente necessário que você saiba otimizar o seu tempo para estudar e se dedicar para prova de residência médica.
Antes de tudo saiba que sua preparação vai começar quando você já estiver na faculdade.
Na grande maioria dos programas, o processo seletivo se divide em duas partes: a primeira com prova teórica, que é responsável pela maior parte da nota, e depois a entrevista.
Esta etapa possui um caráter subjetivo, porém a melhor maneira de se preparar é estudando.
Como o estudo é intenso e pode ser bastante cansativo vale a pena conferir algumas dicas que foram passadas por médicos especialistas e que sabem a dificuldade que esse processo tem, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre.
DECIDA QUAL ESPECIALIDADE MÉDICA ANTES DE FAZER A PROVA DE RESIDÊNCIA
Decidir qual especialidade você deseja pode não ser fácil, mas é essencial que você comece a planejar qual é o seu objetivo.
Existem algumas provas que são mais concorridas de acordo com especialidade e isso pode variar de hospital para hospital. Por isso é fundamental ter uma dedicação e saber otimizar o tempo para estudar conforme a opção que você escolher.
MANTENHA O FOCO NA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Quando você decidir prestar a prova de residência, saiba determinar quais são os seus objetivos e comece a desenvolver estratégias para que eles sejam alcançados.
Ou seja, se você escolher por uma residência que tenha maior demanda a concorrência com certeza vai ser grande e, dessa maneira, você provavelmente vai precisar estudar mais.
Por isso, mantenha o foco no que você escolheu e vá firme, saiba que todo o seu esforço vai valer a pena, comece estudando aos poucos.
Saiba encaixar nos horários vagos alguns momentos de estudo.
DESENVOLVA SEU PRÓPRIO ESQUEMA DE ESTUDOS PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Todo mundo possui um ritmo de estudo diferente, assim como a maneira de absorver o conteúdo estudado.
Se você gosta de ler, pode começar a estudar com livros ou apostilas, mas caso prefira através de vídeo aula, pode pesquisar alguns recursos disponíveis online.
De qualquer forma é muito importante que você resolva as provas e os exercícios passados para testar os seus conhecimentos regularmente e treinar também o seu tempo.
TENHA UMA BOA ESTRATÉGIA DE ESTUDO PARA A PROVA DE RESIDÊNCIA
É essencial que você saiba organizar o seu tempo de estudo, pois nada vai adiantar se você estudar poucas vezes, e é ideal que você organize o seu momento de lazer e também o de estudar.
Além disso, praticar algum esporte pode aliviar a pressão e fazer com que você relaxe no momento de estudar. Mantenha a concentração e tire ao menos 2 horas por dia para revisar os conteúdos, além de praticar com as questões passadas.
Se informe sobre as datas de editais, das inscrições e das datas para as provas de residência médica
Você não quer ter tempo perdido e para que isso não ocorra é preciso que já se informe a respeito de tudo, quais serão as datas certas, assim você consegue se preparar perfeitamente.
A prova de residência médica pode ser um verdadeiro desafio para todo acadêmico de medicina. Por essa razão é muito importante que você tenha uma preparação antecipada para a prova de residência médica.
O QUE O MÉDICO PODE FAZER NA HORA DA PROVA PARA TER UM MAIOR CONTROLE EMOCIONAL?
É preciso pensar que não há candidatos para se enfrentar, já que o resultado quem faz é o próprio médico que está realizando a prova e é nisso que ele deve focar.
Você tem que acreditar que por mais que tudo pareça complicado, não é impossível. Foco!
A melhor forma de se conseguir turbinar o cérebro é colocá-lo para trabalhar em tarefas que fujam da rotina, além, é claro, de atividade física e uma boa alimentação.
Para evitar que na hora da prova “se esqueça de tudo” e dê “um branco” é preciso controlar o nervosismo e a ansiedade, que é quem faz tudo isso.
Não se pode se sentir ameaçado, pois isso altera o metabolismo do cérebro. Por isso, se a prova for realizada com autoconfiança e tranquilidade, nada disso irá acontecer.
O QUE FAZER UM DIA ANTES DA PROVA?
Um dia antes da prova não é hora de estudar, já que, acredita-se que deu tempo de ver tudo o que se precisava ver.
Essa é a hora de relaxar e se divertir sem exageros e algo que lhe dê prazer, mas desde que você vá dormir cedo.
A melhor forma para melhorar o que se aprendeu e colocá-lo em prática é se identificar como se consegue aprender, há diversas formas, muitas pessoas praticam exercícios, mas outras só conseguem estudar com a teoria.
É preciso muito foco e concentração para conseguir se dar bem na sua rotina de estudos. Sabe-se que muita gente passa horas e horas estudando e as vezes não conseguem passar em uma prova.
Você sabe por que? Porque elas acabam tendo uma sobrecarga de informação. Não é preciso estudar o tempo todo, com 12 horas seguidas, mas é preciso otimizar o tempo separado para os estudos em blocos, organizado pelo tempo e com os temas que se irá estudar.
A verdade é que não passa na prova de residência quem estuda mais e sim quem estuda melhor. Não é a quantidade de horas que fará a diferença no que foi estudado, mas sim de que forma foi estudado e com qualidade ou não.
É preciso saber, na hora da prova de residência, que o problema está entre o candidato e a prova e não com os outros candidatos.
Afinal, a prova chega em branco para o médico e é ele quem preenche as lacunas, com as respostas. Se o candidato não estiver bem preparado, este resultado se destina somente a ele e não aos outros candidatos.
Não importa quantas pessoas tem por vaga ou para a prova inteira, pois você só precisará de uma vaga e só você pode ir até lá buscá-la.
E isso só demonstra que os outros candidatos não têm relação nenhuma com essa busca pelo resultado.
A disciplina é um fator determinante para o sucesso de uma prova de residência. A ansiedade pode atrapalhar uma série de questões do desempenho como o sono, alimentação e até concentração.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?