Estudar para Prova de Residência Médica: Descubra como Começar
Saiba o que é preciso fazer para começar a estudar para prova de residência médica, maratona de preparação.
Após a faculdade, os médicos recém-formados têm a opção de se especializar em uma área da saúde, oportunidade essa que também aberta para aqueles que já tem experiência na profissão.
Os programas de residência médica são uma pós-graduação latu sensu, onde o aluno estuda em serviço, ou seja, ele fará plantões como um médico comum, ao mesmo tempo em que estuda.
Esses programas são muito visados, visto que é um grande anseio dos profissionais da saúde atuar como um médico especialista. Para ingressar eles precisam passar por um concurso, e é aí que começa a preocupação.
Os concursos para residência médica, além de amplamente concorridos, requerem do candidato muita dedicação, porque a prova não é fácil.
Ela é dividida em três etapas, a primeira com conteúdo teórico e prático, seguida da fase de análise curricular e por fim a entrevista com uma banca avaliadora.
O primeiro passo, antes de começar a estudar para prova de residência médica, é decidir uma especialidade, que não é algo tão fácil assim.
No entanto, o que realmente preocupa os candidatos é em relação aos estudos, afinal a prova é extensa e complexa.
Decidir a especialidade pode vir ao longo da graduação, como também depois, mas os estudos não podem ser deixados para última hora, tanto que alguns alunos se preparam desde a graduação.
Para te ajudar nessa missão, trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar a se preparar e estudar para prova de residência médica, começando com uma luz de onde você deve partir.
Tem dúvidas sobre qual especialidade médica escolher? Então baixe nosso e-book!
CRIE O SEU MÉTODO DE ESTUDOS
Primeiramente, o que funcionou para o seu colega, nem sempre vai funcionar para você também.Isso porque cada indivíduo tem seu próprio ritmo e um estilo para aprender, então se ele consegue absorver as coisas mais rápido e você não, o método dele não irá funcionar.
Portanto, se você é daquele tipo de pessoa que se dá bem estudando sozinho, há várias formas de se organizar, recursos online como vídeo aulas que são uma opção interessante e muito mais.
Porém, se o seu perfil aprende melhor com aulas, também há inúmeras opções de cursinhos como aqueles que fez durante o pré-vestibular, com aulas aos finais de semana, tornando a opção flexível.
Basta que você encontre o seu perfil de estudos e crie um método para coloca-los em prática, esse é o primeiro passo para a preparação.
ORGANIZE SUA ROTINA E COMECE A ESTUDAR PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Para que a preparação seja proveitosa, você precisa ter uma organização, senão acaba perdendo o foco no meio do caminho.A organização não só colabora com a motivação do candidato, como também ajuda ele a não deixar conteúdos passarem despercebidos.
Você vai demandar dias das semana e horas que poderá dedicar ao conteúdo, dentro da sua rotina e dos horários que tem livre para isso.
E vai além, também é necessário destinar dias para revisões, resoluções de exercício, aprender novos conteúdo e por aí vai.
Se quiser facilitar essa rotina, crie uma planilha, uma simples no Excel já vem bem a calhar. Lá você organiza os dias da semana, os horários e o que fará em cada um deles.
PRATIQUE COM PROVAS ANTIGAS
O conteúdo das provas sempre esbarra em algo que já apareceu em outra edição, mudando um pouco a questão.De fato, ela nunca virá igual, mas dá para entender bem a estrutura dá prova e como resolver as questões.
Pegue edições anteriores das provas, que ficam disponíveis nos sites das instituições, e tente resolvê-la.
Veja onde está com maior dificuldade, quanto tempo leva para resolver a cada questão.
Essa é uma maneira de se habituar a prova, para quando realmente for prestá-la, além de entender como é abordado o conteúdo.
Também ajuda a ver o que mais costuma cair, para incluir nos seus estudos.
Dedique um dia da semana, dentro da sua rotina, para fazer isso. Se possível, tente resolver as questões dentro do tempo de prova que terá disponível no dia.
CONHEÇA O EDITAL ANTES DE COMEÇAR A ESTUDAR PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA
O edital não serve apenas para saber que dia é a prova e quando inicia as inscrições, ele traz muitas informações que são cruciais para os estudos.É nele que você encontrará, por exemplo, as referências bibliográficas que serão abordadas dentro da prova, o que já dá base para o que você precisa estudar.
Também é imprescindível verificar as datas, para você adequar o seu tempo de estudos de acordo com elas. Da inscrição para as provas, tem um tempo que é bem variável.
A Universidade de São Paulo (USP), costuma abrir o edital em setembro, para realizar a prova entre outubro e novembro.
INVISTA NOS CURSINHOS
Mesmo que você tenha o perfil de estudar sozinho, o cursinho é uma ajuda de grande valia.Isso porque ele acaba focando bastante no conteúdo dado durante a graduação, que compõe boa parte da prova.
Se você já se formou há algum tempo, relembrar o que estudou durante a faculdade pode ser mais difícil, mesmo você praticando aquilo todos os dias.
Outro ponto é que nem todo mundo consegue se organizar e ter dedicação sozinho, perdendo o foco com facilidade.
O cursinho ajuda o candidato a se manter estudando, já que ele terá que participar das aulas toda a semana.
E ainda é que o cursinho pode servir para que você tire dúvidas em relação ao que tem estudado, com professores e ainda com alunos, que podem ter as mesmas dúvidas de que você.
PARTICIPE DE FÓRUM E DEBATES
Há inúmeros fórum disponíveis na internet, inclusive nas redes sociais.Com eles é possível compartilhar conteúdo, esclarecer dúvidas, debater sobre outras provas e muito mais, contando inclusive com a participação de professores.
Os fóruns tratam dos mais diversos assuntos, indicando ainda abertura de vagas aos programas, cursinho preparatórios e muito mais.
TENHA FOCO
Não basta apenas estudar para prova de residência médica, você também precisa manter o foco nesses estudos.Até porque está lidando com algo para o seu futuro, e não dá para deixar tudo de última hora.
Nessa etapa vai ser necessário deixar algumas coisas de lado, sobretudo em relação a vida social, mas é uma fase e ela acaba.
CONTE COM A AJUDA DE ESPECIALISTAS
E se eu disser que você pode ter um aliado para conseguir manter seu rendimento nos estudos? Você pode contar com a ajuda de um especialista em aprovação na residência médica! Na MED você tem acompanhamento individual e personalizado de um treinador especialista na metodologia MCX, exclusiva da MED, que fará você alcançar os seus objetivos na carreira, com motivação, autoconfiança e estratégias para toda a sua vida. Para todas as fases da sua carreira médica, nós temos soluções específicas que vão contribuir com o seu desenvolvimento e tornar a sua trajetória mais leve e direcionada.Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?