Conheça os 7 motivos que te fazem perder a vaga na residência médica
A conquista da aprovação na residência médica é uma das etapas mais desafiadoras na carreira de um médico. Para muitos candidatos, existem alguns motivos que fazem com que a tão sonhada aprovação não seja conquistada .
Continue lendo este artigo e veja quais são os 7 principais motivos que fazem os candidatos perderem a vaga na residência médica.
Por que os candidatos perdem a vaga na residência médica?
Existem vários motivos que causam a reprovação na residência médica, dentre os principais estão: falta de foco, tempo, estratégia de estudo, direcionamento, estagnação nas pontuações dos simulados, desmotivação com a rotina e insegurança com a alta concorrência das provas.
Conhecer melhor cada um desses motivos é fundamental para conseguir driblá-los e garantir a tão sonhada vaga na residência médica.
Se você quer começar agora a organizar e planejar a sua rotina de estudos. Baixe grátis o Planner da MED.
#1 Falta de foco e concentração
A gente sabe que a rotina dos estudantes de medicina e médicos é agitada e conciliar os estudos com as atividades do plantão ou internato é uma das maiores dificuldades dos candidatos.
Ao se formar em medicina, é comum médicos atuarem mais em plantões por terem mais disposição e conseguirem retorno financeiro de forma rápida. Só que quando você dedica mais tempo aos plantões, aumenta o número de atividades do dia e com tantas tarefas, é natural perder o foco em determinados objetivos, e esse é um dos principais motivos dos candidatos não conquistarem a aprovação.
#2 Perdido e sem direcionamento do que estudar
Se preparar para a residência médica envolve muito estudo e conteúdo. E com tantas coisas para estudar, é comum se sentir perdido e sem direcionamento.
Quando você descobre realmente as técnicas e estratégias que funcionam nos seus estudos, você consegue ter mais foco, determinação e motivação para as provas que vai prestar, e as chances de ser aprovado aumentam.
#3 Falta de tempo para estudar todo conteúdo
Se para maioria dos candidatos, é difícil estudar partes do conteúdo, imagina estudar todo ele?
Mas, fica tranquilo, tenho uma boa notícia para te dar. Você não precisa estudar todo conteúdo, porque é praticamente impossível e as provas também não vão cobrar tudo.
Só que isso não quer dizer que priorizando somente os conteúdos de acordo com as provas que você vai prestar, vai ser simples. Por isso, é importante descobrir sua melhor forma de aprender mais em menos tempo.
Quer saber o passo a passo para ser aprovado na residência. Confira o roteiro completo de estudos para residência. Baixe grátis.
#4 Falta de estratégia e rotina de revisão
É comum muitos estudantes se espelharem nas técnicas de outros candidatos. “Se deu certo para ele, vai dar para mim também”. Só que é importante lembrar que cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Muitas vezes a estratégia que funcionou para o seu amigo, pode não funcionar para você.
Você pode ter a sensação de ter aprendido todo o conteúdo quando estudou, e de fato pode ter compreendido, mas a chance de esquecer boa parte das informações com o passar do tempo é altíssima. Por isso a falta de revisão também é um fator que faz candidatos perderem a vaga.
#5 Cansado e desmotivado com a rotina de estudos
Depois de todos esses motivos, já ficou na cara que pode se tornar impossível se sentir motivado com a rotina de estudos, né?
A falta de foco, direcionamento, tempo e uma boa estratégia, faz a energia diária para manter o ritmo dos estudos cair.
#6 Estagnado na pontuação dos simulados
A estagnação na pontuação dos simulados pode ser uma das consequências de não ter uma estratégia assertiva e personalizada de acordo com as provas que você vai prestar.
Quando não se tem uma estratégia, tempo e foco, não conseguir evoluir na produtividade dos estudos é praticamente certo e ficar estagnado na pontuação também.
#7 Insegurança e ansiedade com a concorrência nas provas
Imagina, você faz simulados e não vê nenhuma melhora na pontuação. Pensar que os outros candidatos vão ter resultados melhores que o seu é quase que instantâneo.
Mas se você não tiver os problemas do #1 ao #6, o motivo #7 nem existiria, não acha?
Quando você não tem métodos de estudo e estratégias, e não vê melhoras no rendimento dos estudos, é comum pensar no fracasso. E vou te falar uma coisa, que é bem chata de ler, mas verdadeira: a chance de fracassar sem estratégia de estudo é bem alta.
Como eliminar esses motivos e ser aprovado na residência médica?
Você viu que existem vários motivos que fazem muitos candidatos serem reprovados na residência médica, né?
Então para evitar decepções, é preciso estar totalmente preparado e a MED pode te ajudar!
Manter uma rotina de estudos organizada e produtiva pode ser muito difícil. Toda essa soma de conteúdo e rotina agitada podem afetar seu rendimento nos estudos, prejudicar sua pontuação nas provas e impedir que você seja aprovado.
Na MED Performance você terá acompanhamento totalmente personalizado e individual para aumentar a sua pontuação e ser aprovado na residência médica em tempo recorde.
Não deixe o tempo passar e nem se deixe abater, na MED tem um time de especialistas em aprovação na residência médica disponível para caminhar junto com você e comemorar sua aprovação!
Clique aqui e conheça a estratégia que mais aprova médicos nos primeiros lugares das principais residências médicas do Brasil.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?