Especialidade médica em Endocrinologia e Metabologia, o que você precisa saber sobre!
A especialidade médica em Endocrinologia e Metabologia cuida, portanto, do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo.
Dessa forma, o nome é de origem grega, em que “endo” significa interno e “krino” significa separar ou secretar, isto é, uma “secreção interna”, referindo-se à liberação dos hormônios.
Suas glândulas são responsáveis por produzir os hormônios são a tireoide, hipófise, hipotálamo, suprarrenais, gônadas, paratireoides e pâncreas. Outros tecidos, desse modo, também estão associados ao controle de substâncias reguladoras, como a gordura, o estômago, intestino, rins e a pele, por exemplo.
Quando algo não está funcionando bem em uma das glândulas ou tecidos citados, vários problemas de saúde podem surgir.
Se interessou sobre a especialidade médica? Então continue lendo.
O que é a Endocrinologia e Metabologia?
Endocrinologia e Metabologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e à análise das glândulas endócrinas, suas doenças e suas funções.
No entanto, como pré-requisito para a especialidade, são necessários 2 anos de residência de Clínica Médica e, então, mais 2 anos de residência em Endocrinologia.
Essa é uma especialidade, portanto, eminentemente ambulatorial, com poucas urgências e eventuais internações para acompanhamento dos pacientes que evoluem com alguma descompensação clínica.
Como funciona o sistema endócrino?
O sistema endócrino conta, então, com as glândulas endócrinas, estruturas responsáveis pela produção e liberação de hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Os hormônios, portanto, viajam pela corrente sanguínea exercendo seus efeitos em órgãos distantes.
Assim muitos atuam em diversos órgãos e tecidos, e por isso a deficiência ou o excesso de um único hormônio pode levar a sintomas variados.
Como é o dia a dia?
O dia a dia do endocrinologista pode, às vezes, ser solitário, pois por ser uma especialidade ambulatorial, a maior parte do tempo o endócrino está no consultório frente a frente com o paciente.
No entanto, a prática pode estar vinculada a um hospital geral, onde se faz parte da equipe de Endocrinologia e atende-se uma gama variada de patologias, já que várias outras especialidades interagem entre si.
Além disso, a atividade acadêmica ajuda a enriquecer o cotidiano do residente. Há, então, um serviço com Residência Médica e a preceptoria dos residentes com certeza ajuda a nos manter sempre atualizados.
Oportunidades de trabalho:
- Atendimento em ambulatório/consultório.
- Médico responsável pelo setor de provas funcionais em laboratórios de análises clínicas.
- Aulas para graduação e pós graduação em endocrinologia.
- Parecerista em hospital geral.
Número de especialistas:
No momento, são aproximadamente 4.300 endocrinologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Curiosidade sobre Endocrinologia e Metabologia:
No entanto, a descoberta da tireoide é, então, atribuída a Thomas Warton, em 1656, enquanto realizava uma pesquisa sobre glândulas. Na época, acreditava-se que a função da tireóide era apenas estética.
Entretanto, somente no século XIX, foi possível confirmar sua importância.
Especialidades correlacionadas a Endocrinologia e Metabologia:
Endocrinologia e Metabologia interagem, portanto, com diversas outras especialidades, destacando-se principalmente a Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, além da Gastroenterologia, Neurologia, Reumatologia e Cardiologia.
Áreas de atuação em Endocrinologia e Metabologia:
No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as principais áreas de atuação do endocrinologista são as seguintes:
Andropausa
Colesterol e Triglicerídeos
Crescimento
Diabetes
Distúrbios da Menstruação
Distúrbios da Puberdade
Doenças da Glândula Supra-Renal
Doenças da Hipófise
Excesso de Pelos
Obesidade
Osteoporose
Reposição Hormonal da Menopausa
Tireoide
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?