Neurocirurgia, tudo sobre a especialidade, residência, mercado e atuação
Você provavelmente já ouviu falar sobre a Neurocirurgia. Se não foi por conta das aulas de Medicina, foi em famosos seriados estadunidenses, como Grey’s Anatomy e Friends.
Uma especialidade que trata de pacientes com doenças do sistema nervoso central e periférico, como: epilepsia, dor crônica, hidrocefalia, espinha bífida, hérnia de disco, trauma de crânio, aneurisma intracraniano, lesão da medula espinhal, doenças da coluna cervical e degenerativa do disco intervertebral.
Seus especialistas são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas, sejam elas em crianças ou adultos.
Uma especialidade que consiste em cerca de no mínimo mais 5 anos de estudos, após a formação médica.
Então, se você quer ficar a par de tudo que abrange a rotina do neurocirurgião, sua qualidade de vida, o mercado de trabalho e as áreas de atuação, continue lendo este artigo.
RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA
A neurocirurgia é uma especialidade médica de acesso direto, ou seja, é uma especialidade em que não exige um pré-requisito ou especialização prévia, além da graduação.
Porém, para se tornar neurocirurgião o médico passa por, no mínimo, 11 anos de formação, contando os anos da faculdade. A duração da residência é de cinco anos e após o término, pode ter um ou mais anos opcionais dentro do programa, de acordo com a subespecialidade escolhida.
O médico neurocirurgião precisa estar em constante cuidado com a saúde mental e física, pois além do esforço físico que as cirurgias longas (algumas de até 12 horas) exigem, há um esforço emocional alto para lidar com os casos e familiares dos pacientes, devido ao alto nível de sensibilidade emocional que estão passando.
Se tratando de uma área que exige habilidades técnicas e também emocionais, o Dr. Breno Nery, neurocirurgião, com especialização em Neuro oncologia, Base de Crânio, Neurocirurgia Vascular, Coluna e Nervos Periféricos, afirma que para ingressar na residência médica da área, é necessário disciplina, persistência e amor. “A neurocirurgia é uma área linda. Você salva muitas vidas, lida com casos extremamente complexos. Você lida com a vida e a morte o tempo todo”, comenta.
Segundo ele, a residência médica em neurocirurgia, além dos cinco anos para se tornar especialista, é uma das mais difíceis para se ingressar. “São cerca de 1 a 2 vagas por instituição e o seu preparo é bastante rigoroso, a rotina é intensa e a empatia tem que estar presente o tempo todo. Sem falar, que é importante estar aberto para ouvir e aprender o tempo todo, principalmente com aqueles que estão à sua frente dentro da residência”.
Quer conhecer as especialidades médicas mais procuradas? Então baixe o conteúdo grátis sobre as especialidades médicas.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO
Já quando o assunto é mercado de trabalho para neurocirurgia, o médico neurocirurgião poderá atuar tanto no serviço público, quanto no privado.
Os serviços públicos são divididos em atividades de emergência, ambulatoriais e cirurgias eletivas. Já os privados em atividades hospitalares e nos consultórios.
Ao escolher a Neurocirurgia é comum que o médico direcione sua atuação para alguma subárea como: vascular, pediátrica, endovascular, base do crânio, funcional e dor, coluna vertebral , nervos periféricos, oncológica (tumores) e trauma e terapia intensiva.
No entanto, por aptidão ou interesse, o neurocirurgião trilha seu próprio caminho, adquirindo experiência em uma ou outra área: coluna, base de crânio, vascular, neurointesivismo, neurocirurgia pediátrica, nervos periféricos, base de crânio, funcional…
As áreas que um neurocirurgião pode atuar, são:
- Base de Crânio
- Epilepsia (Tratamento Neurocirúrgico da Epilepsia)
- Hidrodinâmica e Neuroendoscopia
- Nervos Perifericos
- (Neuro) Radiocirurgia
- Neurocirurgia Vascular
- Neurointensivismo
- Neurotraumatologia e Neurocirurgia de Urgência/Emergência
- Neurocirurgia Oncológica
- Neurocirurgia Endovascular
- Neurocirurgia Espinhal (Tratamento Neurocirúrgico das Patologias da Coluna e Medula Espinhal)
- Neurocirurgia Pediátrica
- Neurocirurgia Fetal
- Neurocirurgia Funcional
ROTINA E QUALIDADE DE VIDA
Em sua rotina, o médico neurocirurgião geralmente divide seu tempo entre atividades de consultório e cirúrgicas. Podendo ainda, se diferenciar, quando a escolha no serviço público ou privado.
Muitos serviços privados optam por neurocirurgiões de sobreaviso, por exemplo. Ou seja, caso tenha um paciente neurocirúrgico, o médico é chamado.
Nas atividades do consultório são avaliados os pacientes que foram encaminhados ou que acreditam precisar de consulta com neurocirurgião.
Em unidades de emergência públicas, o especialista realizará procedimentos cirúrgicos e avaliará pacientes que estão em observação. Os procedimentos mais comuns são os relacionados ao traumatismo craniano como:
- Drenagem de hematomas
- Derivação ventricular externa
- Tratamento cirúrgico de afundamento
- Implante de cateter para monitorização da pressão intracraniana
Rotina e qualidade de vida é um tema abordado pelo Dr. Breno Nery, que afirma que os dias são intensos, mas se faz com dedicação o dia a dia fica menos pesado e mais prazeroso. “Os primeiros anos são de muito aprendizado, rotina intensa, plantões atrás de plantões, até se ganhar habilidade, confiança e técnica. Depois, é possível ter uma rotina mais leve, dependendo dos rumos que escolher e até a localidade que deseja atuar”, afirma.
NEUROCIRURGIÃO E SEUS PACIENTES
O neurocirurgião precisa estar em constante cuidado com a saúde mental e física, pois além do esforço físico que as cirurgias longas de até mais de 12h exigem, há um esforço emocional alto para lidar com os casos e familiares dos pacientes, devido ao alto nível de sensibilidade emocional que estão passando.
O neurocirurgião trata de algumas patologias, sendo elas:
- Aneurisma intracraniano;
- Doenças degenerativas do disco intervertebral;
- Doenças da coluna cervical;
- Dor crônica;
- Epilepsia;
- Espinha bífida;
- Hidrocefalia;
- Lesão da medula espinhal;
- Trauma de crânio.
Normalmente, os pacientes que buscam pelo neurocirugião são pessoas com enxaqueca, tontura ou dor crônica. Mas, esses especialistas podem ser procurados em outras situações também, como:
- Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis)
- Distúrbios da consciência e da memória prejudicados
- Distúrbios do sono
- Dor nas costas
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Vertigem
- Síndrome da perna inquieta
- Rigidez ou fraqueza muscular
MERCADO PARA NOVOS NEUROCIRURGIÕES NO BRASIL
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) foi fundada em 1957. Porém, somente 20 anos depois, seria criada a residência médica no país, em 1977, como uma forma de pós-graduação para médicos através de especialização em serviços de saúde. Hoje, a SBN é uma das cinco sociedades neurocirúrgicas de maior prestígio mundial.
Atualmente, no Brasil, cerca de 2.800 neurocirurgiões estão registrados na Sociedade.
Em Neurocirurgia, a escolha da residência pode ser decisiva para conquistar uma especialização que prepare o neurocirurgião para qualquer desafio da área, e para isso, existem algumas instituições que são as mais procuradas, dentre elas estão:
- Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM);
- Hospital Felício Rocho (Belo Horizonte – MG);
- Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
- Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).
MED.on Especialidades Médicas – Neurocirurgia part. Dr. Breno Nery
Dr. Breno Nery, médico formado na Universidade Federal de Goiás (UFG), residente no Hospital Heliópolis (SUS-SP), com especialização em base de Crânio, coluna, tumores e nervos periféricos em Hanover (Alemanha) e Neurocirurgia Vascular e base de crânio, em Saint Louis (Estados Unidos).
Além de se especializar em cirurgia endoscópica direcionada para patologias da hipófise e tumores da base do crânio no Brigham and Women’s Hospital (Harvard Medical School), nos Estados Unidos.
O Dr. Nery participou do MED.on, uma série de lives com especialistas para falar sobre a neurocirurgia, seus desafios, rotina e mercado de trabalho.
CONTE COM A AJUDA DE ESPECIALISTAS EM APROVAÇÃO NA RESIDÊNCIA MÉDICA
Você percebeu que a neurocirurgia é uma especialidade incrível e que é necessário muita dedicação, né?!
Mas para se tornar um neurocirurgião é preciso ser aprovado, o que é um desafio enorme para os candidatos. Por isso é importante ter métodos que te ajudem a estudar de forma otimizada e aumente sua pontuação.
Manter os estudos organizados e produtivos pode ser muito difícil com uma rotina agitada de plantões e internato.
Na MEDPerformance você tem acompanhamento individualizado e personalizado para fazer com que seus dias sejam mais leves e te ajudar na performance de estudos.
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?