Como passar na residência médica, mesmo se você não gosta de estudar.
Como me preparar para as provas de residência médica se eu não gosto de estudar?
“Não gosto de estudar mas quero fazer residência médica, como faço?” Se você se identifica com essa questão, então está na hora de mudar alguns hábitos. Os aspirantes a Residência Médica, devem estudar muito mais que alunos de outros cursos. Devido a quantidade de informações e conceitos do qual devem dominar na sua profissão. Enquanto ele realiza o curso de medicina, deve se preparar para provas e outros exames que visam avaliar o seu conhecimento, mas se pensam que os estudos são necessários apenas durante o curso, estão totalmente enganados. Para ser aprovado no concurso de residência médica é exigido um preparo intelectual muito grande. Estudar medicina definitivamente não é algo tão simples e fácil, principalmente para quem não gosta de estudar. Se este é o seu caso, é muito necessário conhecer alguns conceitos e teorias que te ajudarão. Você vai conseguir se preparar e dedicar muito mais aos estudos, e no final ser aprovado na residência médica. A residência médica, é a hora em que o médico formando precisa sentir-se totalmente preparado e decidido para saber qual especialidade seguir.Em primeiro lugar….
Alcançar esse feito é muito difícil. Pois é preciso ter um preparo intelectual grande, resultando em uma perfeita qualificação para responder as questões da prova de maneira correta. No entanto, o médico que não gosta de estudar está com um grande problema nas mãos. A não ser que ele consiga se lembrar de todos os ensinamentos do seu curso de Medicina. É necessário entender que o concurso de residência médica é basicamente o segundo vestibular dos médicos, porém considerado até mais difícil.É preciso dedicação e esforço!
Entrar na residência médica exige do médico muito estudo. É necessário que ele entenda muitos conceitos que são imprescindíveis diante da especialidade escolhida. Sendo assim, estudar passa a ser uma atividade no mínimo necessária, mesmo o médico não gostando de estudar. Ele deve se esforçar para tal e assim conseguir entrar na residência médica. Para quem estuda medicina, é imprescindível entender que para entrar na residência médica é necessário passar por um processo seletivo tão complexo. O processo é composto por prova teórica, na primeira fase, com as diferentes questões sobre o que fora ensinado ao longo do curso de medicina, sendo, apenas 10% do processo seletivo composto por análise de currículo e entrevista pessoal. Os outros 90%, de fato, avaliam o conhecimento e preparo absorvidos durante todo seu curso. Com base nessas informações, é possível dizer que os médicos que não tem o hábito de estudar, precisam ter uma memória relativamente boa. E ter se dedicado integralmente as aulas na faculdade, para que saiba os assuntos que serão questionados na avaliação. Mas só isso apenas, não basta! É preciso estudar mais e dedicar parte de seus dias para a tarefa. Então não adianta ficar dizendo: “mas eu não gosto de estudar!” Esse tipo de pensamento vai te sabotar e de certo modo, a medicina é algo que muda com frequência e requer estudos permanentes.Você tem dúvidas sobre qual especialidade médica escolher? Então baixe nosso e-book!
“Não gosto de estudar” – Mude AGORA esse pensamento sabotador!
Não existe essa ideia de não gostar de estudar. Nem vem com essa! O que existe são assuntos mais complicados de entender, que tornam o ato de estudar algo mais chato e desmotivador. Para que você não entre nesta grande cilada de deixar o estudo de lado, é imprescindível que encontre uma maneira de acabar com seus auto sabotadores, e assim, tornar o ato de estudar muito mais prazeroso e divertido.Leia também: Sabia que organizar os estudos dobra suas chances de aprovação na residência?
O que fazer para aumentar a motivação na hora de estudar:
Não torne o momento de estudo algo monótono e desesperador. Quando você o transforma em um pesadelo, você não se manterá motivado para continuar e, inclusive, sua capacidade de aprendizado passa a ser quase zero. Se você tem o objetivo de entrar na residência médica, você precisa estar preparado. E a única chance para isso ocorrer é se dedicando aos estudos intensamente. De fato, tente tornar os estudos para a residência médica um hábito mais agradável. Assim você irá perceber que com tempo sentirá muito mais prazer em continuar buscando novos conhecimentos. Além de se aperfeiçoar mais na profissão que escolheu.Nesse vídeo você aprende como criar um cronograma de estudos que realmente funcione para você, aperte o play:
Quer saber mais ou precisa de ajuda com sua aprovação na Residência Médica?